O aluno
estará posicionado em posição ortostática (de pé), iniciará o movimento
avançando uma perna a frente e elevando os braços na posição vertical na linha
do ombro. O aluno irá projetar o tronco e braços à frente até colocar a palma
das mãos no chão, com os dedos voltados à frente, elevando a perna de trás, e
posteriormente o quadril e a outra perna, mantendo a posição ereta, porém
invertida, com alinhamento de quadril, tronco, cabeça e os pés em flexão
plantar. Em seguida, o aluno aproximará o queixo do peito, flexionará os
braços, e sem deixar a cabeça tocar o solo, apoiará as costas (sem apoiar as
mãos), flexionará as pernas e voltará a posição inicial.
APOIO:
O
professor irá se posicionar na lateral do aluno, pedirá que ele apoie as mãos
no chão, e que eleve uma perna, mantendo os braços estendidos na linha do
ombro. O professor irá segurar no quadril do aluno e o projetará para frente
alinhando-o com a cabeça e tronco, enquanto o outro professor posicionado na
outra lateral, irá segurar os tornozelos e elevará as pernas do aluno.
PROCESSO PEDAGÓGICO:
Devemos fazer, inicialmente, com que as crianças acostumem-se
a sustentar o peso do corpo sobre os braços, com a elevação dos quadris.
· - Atividade: Lançamento de
saquinhos
Entregar um saquinho de
areia o aluno, pedir que coloque entre os tornozelos e fiquem na posição de quadrúpede. Apoiando as mãos no solo,
à largura dos ombros e com os braços estendidos, lançar o quadril para cima e
depois as pernas unidas, soltando o saquinho no alto da trajetória, tentando
lançá-lo o mais alto possível.
· - Atividade: Parada de mãos no bambolê
Colocar vários arcos
(bambolês) espalhados no chão. Pedir à criança que ande livremente entre eles.
Ao se aproximar de um círculo, apoiar as mãos no solo dentro do mesmo e das
“tesouradas” com as pernas estendidas no ar.
ola vc tem artigos sobre a parada de mãos na GA?
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