quinta-feira, 21 de agosto de 2014

PARADA DE MÃOS

EXECUÇÃO:
O aluno estará posicionado em posição ortostática (de pé), iniciará o movimento avançando uma perna a frente e elevando os braços na posição vertical na linha do ombro. O aluno irá projetar o tronco e braços à frente até colocar a palma das mãos no chão, com os dedos voltados à frente, elevando a perna de trás, e posteriormente o quadril e a outra perna, mantendo a posição ereta, porém invertida, com alinhamento de quadril, tronco, cabeça e os pés em flexão plantar. Em seguida, o aluno aproximará o queixo do peito, flexionará os braços, e sem deixar a cabeça tocar o solo, apoiará as costas (sem apoiar as mãos), flexionará as pernas e voltará a posição inicial. 



























APOIO:
O professor irá se posicionar na lateral do aluno, pedirá que ele apoie as mãos no chão, e que eleve uma perna, mantendo os braços estendidos na linha do ombro. O professor irá segurar no quadril do aluno e o projetará para frente alinhando-o com a cabeça e tronco, enquanto o outro professor posicionado na outra lateral, irá segurar os tornozelos e elevará as pernas do aluno.







PROCESSO PEDAGÓGICO:
Devemos fazer, inicialmente, com que as crianças acostumem-se a sustentar o peso do corpo sobre os braços, com a elevação dos quadris. 
·         - Atividade: Lançamento de saquinhos
Entregar um saquinho de areia o aluno, pedir que coloque entre os tornozelos e fiquem na posição de quadrúpede. Apoiando as mãos no solo, à largura dos ombros e com os braços estendidos, lançar o quadril para cima e depois as pernas unidas, soltando o saquinho no alto da trajetória, tentando lançá-lo o mais alto possível.
·         - Atividade: Parada de mãos no bambolê
Colocar vários arcos (bambolês) espalhados no chão. Pedir à criança que ande livremente entre eles. Ao se aproximar de um círculo, apoiar as mãos no solo dentro do mesmo e das “tesouradas” com as pernas estendidas no ar. 

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