quinta-feira, 21 de agosto de 2014

ROLAMENTO PARA TRÁS

EXECUÇÃO:
Partindo da posição pernas unidas, flexionar os joelhos, deixar as mãos espalmadas próximo as orelhas, mãos à largura dos ombros, cotovelos flexionados, flexionar a cabeça à frente, encostando o queixo no peito e, impulsionando o corpo com as pernas, rolar para trás sobre as costas em posição grupada, mantendo os joelhos unidos e pés em flexão plantar ao saírem do solo. Ao completar 360 graus de rotação ao redor do eixo transversal do corpo, em deslocamento para trás no plano sagital, finalizar o movimento em apoio sobre os pés, elevando-se á posição de pé (ortostática), com elevação os braços em extensão, e assumindo a postura estendida.






















APOIO:
Para dar apoio o professor deverá colocar uma das mãos sobre o posterior da coxa e a outra na nuca do aluno. Para dar mais equilíbrio para o professor, o mesmo deverá apoiar a perna sentido contrário a realização do movimento do aluno com o pé no chão e joelho em 90º, a outra perna sentido movimento do aluno deverá ficar apoiada com o joelho ao solo. O professor dará uma leve ajuda (com a mão) ao aluno, para que de impulso para realizar o movimento e que não toque o pescoço no momento do rolamento. Finalizará com a mão na nuca do seu aluno.

















PROCESSO PEDAGÓGICO:
Sentar-se na borda de um colchão ou no gramado, com as pernas flexionadas, abraçando-as com os dois braços. Mantendo as costas arredondadas, deixar-se cair para trás, mantendo a postura descrita anteriormente, e balançar sobre as costas, tal e qual um “mata-borrão”. Após sucessivos balanços, sentar-se novamente de forma contínua. Ou terminando na posição de pé, tentando levantar-se sem o auxílio das mãos; pedir aos alunos que corram livremente e, ao sinal, deitem-se em decúbito dorsal, abracem as pernas e balancem-se algumas vezes sobre as costas arredondadas. Ao segundo sinal, deverão correr novamente.

8 comentários: